sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DUETO - EUGÉNIO DE SÁ - POEMA DEDICADO A "HUMBERTO POETA" ... E RESPOSTA DO VISADO

Humberto Poeta
( Dedicado ao meu amigo Humberto Rodrigues Neto)

Eugénio de Sá


No delírio de um verso inteligente
Que do mito te brota exuberante
Reconheço-te, Humberto, francamente
A culta e fina estirpe resultante

De plurais divindades recorrentes;
Do Vale do Nilo à Helênica matriz
Os teus poemas, porque eloqüentes
 Mostram-te douto, mestre e juiz

Da Deméter romana à grega Céres
Ou de Minerva, que a ambas servia
É na Mitologia que a cantar te queres!

E não importa a musa que te guia
Se ao dares à pena o tema que preferes
Sempre o encanto escreves em poesia



10 de Junho de 2008




Critérios
Humberto – Poeta

Nem sempre inteligente e exuberante
se mostra a minha pálida poesia;
pois não é sempre, nem  a todo instante
que anda aqui perto a minha musa-guia.

Se a Deméter, Minerva antes servia,
e deu a Ceres  proteção constante,
a mim já deu, por se fazer distante,
muitos garranchos de ilação sandia.

Nem sempre bons são os versos que eu escrevo,
e  a dizer-te a verdade aqui me atrevo,
que a muitos faltam mais sutis refolhos.

Mas já te deste ao vício -  eis a verdade -
de aos bons julgar com os olhos da amizade
e acostumaste aos maus fechar os olhos!



Edição e arte :Olga Kapatti

Reeditado em
Sintra - Portugal 2012 

PODE VER TAMBÉM EM VÍDEO NA BELA ARTE DO AMIGO DORIVAL CAMPANELLE


Nenhum comentário: