SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ Homenagem Póstuma a Joaquim Evónio de Vasconcelos ” por José Verdasca dos Santos (coord.)






Estiveram presentes na mesa, oJ General Vasco Rocha Vieira do Conselho Supremo da SHIP e camarada do Curso de entrada na Escola do Exército, do homenageado (1956), o Dr. Jorge Rangel, ex-Presidente da Direcção da SHIP e actual Presidente do Conselho Supremo, o Autor/Coordenador, Dr. José Verdasca e eu próprio (Mando), como “locutor de serviço”. (Fotos de Rosélia Martins).


Lendo o curriculum do Dr. Jorge Rangel que ia fazer a apresentação do homenageado e do referido livro. À minha esquerda Jorge Rangel e Rocha Vieira.

Manuel Bernardo e Rocha Vieira ouvido a interessante e significativa alocução de Jorge Rangel.


Depois da leitura do curriculum de José Verdasca, por Manuel Bernardo, o Autor e Presidente Ordem Nacional dos Escritores (Brasil) disserta sobre o livro de homenagem a Joaquim Vasconcelos.


O General Rocha Vieira, último Governador de Macau, encerra a sessão, depois de elogiar a figura do Coronel Joaquim Vasconcelos e salientar a presença, além de mim próprio, de mais três oficiais do mesmo Curso do homenageado: General Barroso de Moura, Coronel Pereira Pinto e Coronel Ribeiro Soares.


No rescaldo da sessão, o Dr. Jorge Rangel em convívio com um elemento da direcção da Casa do Algarve e a poeta Rosélia Martins, também amiga do homenageado e membro da ONE.

                                                            Manuel Bernardo

                                               Outubro de 2013


PS: No dia 23 de Outubro decorreu uma sessão da tertúlia Fim do Império, na SHIP, em que foi debatida a obra de José Verdasca “Memórias de um Capitão”/2003. Na mesa estiveram, o General Tomé Pinto, como apresentador e o General Sousa Pinto, Presidente da Comissão de História Militar, além do Coronel Manuel Barão da Cunha e do Coronel Isaías Teles, do núcleo de Oeiras e Cascais, da Liga dos Combatentes.

  Foi bastante interessante ouvir as esclarecedoras declarações do autor, em relação à sua 2.ª comissão, em Moçambique, sobre as dificuldades havidas no relacionamento com os seus superiores e nomeadamente com o Comandante da Região Militar, General Caeiro Carrasco. Resultaram várias punições e consequentes transferências: Cabo Delgado, Lourenço Marques, Tete e Olivença. E ainda a decisão de se demitir de oficial do Exército, ao fim de oito anos de serviço (1967), como então estipulava o respectivo Estatuto.

Uma edição: ESTADOS D'ALMA

Sintra - Portugal - Outubro 2013

Um comentário:

António Zumaia disse...

Paz à tua alma camarada e amigo.

António Zumaia

Sumaré SP Brasil.