sexta-feira, 26 de julho de 2013

Homenagem ao meu camarada de armas e poesia Joaquim Evónio

O que apenas sei fazer para manifestar o meu apreço e admiração por este amigo.


















Joaquim Evónio





SEM PEIAS

Quero fazer versos
sem bitola
sem ter andado na escola
a aprender poesia...

Estou-me nas tintas para a métrica
desde que o sentido obedeça
à imagem verdadeira
que quero transmitir!...
E o mesmo para a rima!


Eu sou livre
e faço o que quero.
Tudo é tão claro,
tão verdade
e com tanta estima...
Que é poesia
só pela liberdade tão liberta
de conter mensagem
sem escola, sem métrica e sem rima
mas sempre verdade,
verdadeira,
daquela que não se ensina!

Joaquim Evónio

Este é o autentico poeta Evónio que eu conheci.





 








 Ao poeta, escritor e guerreiro 

Joaquim Evónio.


De poeta para poeta;

Evónio... há a saudade

e de uma forma discreta,

rumaste à eternidade.



Com as armas esgrimiste,

coragem e valentia.

Glória à pátria conseguiste,

esquecendo a poesia.



Dessas lutas camaradas,

suavizamos a dor.

As trovas que eram fadas,

nos caminhos do amor.



Rezamos a oração,

a fizemos poesia;

Cumprimos obrigação,

que a pátria nos pedia.



Se o etéreo onde subiste,

a memória se consente;

Lembra que tu partiste,

mas ficas eternamente.



Na letra de teus poemas,

corre o sangue do poeta.

Na beleza e dilemas,

da tua vida discreta.



Já partiste bom amigo,

quedei-me na poesia...

A saudade é o castigo,

que no poema porfia.



Humilde, mas com o valor de um poema, aqui faço a homenagem ao grande homem, amigo, poeta e escritor: Joaquim Evónio






Falecido a 23 de Junho de 2012.

Meu camarada de armas por terras do Congo e de poesia pelas de Portugal.


Sumaré SP - Brasil - 23 Julho 2013

António Ferreira (António Zumaia)
 





3 comentários:

Anônimo disse...

Caro António Ferreira

Como camarada de armas profissional de Joaquim Evónio Vasconcelos (mesmo Curso de Infantaria 1957/60) e co-autor do livro publicado neste ano de 2013 (Grades de Papel; Caxias 1975; Condomínio Fechado)fiquei sensibilizado com o poema simples mas comovente dedicado a este nosso Amigo. Ob e votos de boa saúde do
Manuel Bernardo

Maria Petronilho disse...

Linda homenagem ao nosso querido amigo Joaquim Evónio, Poeta e amigo, António Zumaia!
Um grande abraço, com saudades,
Maria

Ulli disse...

Ao poeta Antonio Zumaia, meus cumprimentos pelo belo poema ao saudoso Joaquim Evônio. Conheci alguns poemas do Evônio através de você, querida poetisa Susana Custódio. Foi bom ler este poema do poeta, assim como foi muito bom conhecer o trabalho do Antonio Zumaia. Seu blog é uma maravilha. Abraços,