domingo, 28 de abril de 2013

TRÊS POETAS PORTUGUESES JUNTAM-SE PARA INTERPRETAR O MOMENTO DIFICIL PORQUE PASSA A SUA PÁTRIA

TRIETO - EUGÉNIO DE SÁ / ANTÓNIO BARROSO (TIAGO) / HUMBERTO SOARES SANTA


Como morde este cão!



Eugénio de Sá



Eu vim de longe viver em ti desgraças

Terra que amei e venerei demais

Ora, em meu peito passam vendavais

Por em ti ver fuçarem gentes baças



Aqui ressuscitou a violência

Alternados poderes a proclamaram

Pla força da mais vil omnipotência



Fechamo-nos nos medos que tememos

Obrigam-nos a tudo o que não queremos

Plo pavor do abismo, assombração



Como morde, sem dentes, este cão

De raça amaldiçoada, que vilão

Habita no canil onde o pusemos?



Rio de Mouro (Sintra),

Portugal

14.Abril.2013





O grande circo



António Barroso (Tiago)



Oh! Minha pátria amada, de Vieira,

Agora dominada pela ambição,

Não és o tal país, a tal nação,

Que andou a descobrir a terra inteira.



A fome é uma ameaça verdadeira,

Mas há, por outro lado, a corrupção

Que acumula, milhão após milhão,

E se escuda na crise financeira.



E a classe dirigente nada faz,

Porque a não deixam, ou não é capaz

De acabar com o roubo, o cambalacho.



No parlamento, a farsa é encenada,

Parece que se matam à pancada,

Mas vão todos comer ao mesmo tacho.

  
Parede (Cascais),

Portugal

14/04/2013


Cidade Grande



Humberto Soares Santa



Ando perdido na grande cidade

Procurando, sem rumo, a minha rua.

Quando encontro uma Rua da Verdade,

Vem sempre alguém dizer que a rua é sua.



A Rua da Verdade não existe.

Dos homens é lembrança do passado.

O coração aperta e fico triste

Quando os vejo a passar por outro lado.



Cidade grande que já foi aldeia

Onde a verdade era nua e crua.

Agora os lobos reúnem a alcateia



Pra caçar presas. Não uivam à Lua.

O homem colhe aquilo que semeia

E eu…não tenho mais a minha rua!



Cotovia(Sesimbra), Portugal
14/04/2013


Visualização e edição:
Imagem: As Fúrias, de William Bouguerou
som: Fado da Tristeza (parcial










Nenhum comentário: