terça-feira, 11 de março de 2014

ORAÇÃO PLA AMÉRICA DO SUL, por Eugénio de Sá


Que se incensem os céus em Vossa honra, Senhor!



Oração pla América do Sul



Olho as quietas copas das árvores
e nelas busco, desolado, alguma aquietação.

No silêncio das folhas que caem
pressinto ódios longincuos…
Nos ramos de cada árvore triste
Não vejo ninhos nem ouço pássaros.
Mas chegam-me gritos de medos e revoltas
abafados pelo fragor das ondas que se abatem
nas distantes praias da América do Sul.


E nesse momento nada mais existe para mim.
- Só talvez Vós, Senhor!

Porque sinto eu em mim esta prostração, Senhor?
E peço-Vos; Trazei-me apenas a esperança ao coração,
e fazei com que ela me chegue nos primeiros alvores
de uma urgente manhã!


Nuvens passam, lentas, quando fito o céu.
E eu sinto na minha alma a Vossa imensa dor
como sinto a dor das árvores, nuas e sozinhas
saudosas dos pássaros cantando nos seus ramos.

E vejo no céu plumbeo a treva que paira, ameaçadora, sobre tantos irmãos, e também vive latente na minha alma.



Mas eu não passo de um pobre poeta, Senhor!
E o meu sentir é um sentir... diferente;
é profuso de mágoas, cruciante…
E sei que a minha alma
é só uma ínfima parte do infinito distante,
esse espantoso e deslumbrante infinito
que só mesmo Vós, Senhor, entendeis e dominais.


O meu ser etéreo, suspenso, de êxtases inatingíveis,
erra pelos caminhos que se perdem pela terra
sem nunca alcançarem o céu.


Eu, Senhor, velho arbusto em vias de secar,
caminharei, ciente dos perigos de uma eminente derrota,
pois já não ouço a Vossa voz na natureza.


Mas olharei o céu e ficarei a orar em Vossa honra.


Que a minha voz possa lograr chegar até Vós.
E eu Vos peço, meu Deus:
Tende os destinos da América do Sul
no Vosso coração.

Neste grande e lindo sub-continente que criaste,
há milhões de almas Vossas
em perigo de se ver vergadas a credos malditos,
por uma vontade que não é a sua!



Essas almas são puras e as Vós pertencem.
Tende-as no Vosso próprio Ser, Senhor,
Tende os seus espíritos presentes no Vosso espírito.


E que elas permaneçam na luz
Porque só por Vós elas clamam,
E só as Vós amam e exaltam.


Eugénio de Sá
Sintra, Portugal - 9 de Março de 2014









Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,essa aclamação para América do Sul, bem podia ser lida pelos irmãos Venezuelanos, só assim talvez concluissem que existe um Senhor.Lina poesia Eugènio, uma verdadeira prece.Parabéns.Bjs.Malu